Candidatos

Veja aqui os nosos candidatos à Câmara Municipal da Guarda, à Assembleia Municipal e às Freguesias

Câmara Municipal da Guarda

SÉRGIO COSTA

Sérgio Fernando da Silva Costa nasceu a 14 de junho de 1976. Nasceu em Peso da Régua. Iniciou os estudos na Guarda em 1994, no Instituto

Politécnico da Guarda, licenciando-se em Engenharia Mecânica, tendo sido Presidente do Núcleo do Curso e Representante dos Alunos em todos os Órgãos Estatutários. Pós-graduou-se em Controlo de Exploração de Sistemas de Abastecimento de Água e Drenagem de Águas Residuais.

Começou o seu percurso profissional como assessor da Direção da Associação do Comércio e Serviços do Distrito da Guarda. Foi Gestor de Clientes do Grupo Gonçalves & Gonçalves, Técnico Superior nas empresas TECNOPLANO, PROMAN e Técnico Superior de Engenharia na empresa Águas do Zêzere e Côa, atualmente Águas do Vale do Tejo.

Foi eleito, em 2013, Vereador da Câmara Municipal da Guarda, em 2017 foi reeleito e em abril de 2019 foi nomeado vice-presidente, cargo que ocupou até março de 2020, data em que regressou como técnico superior às Águas do Vale do Tejo.

A 26 de setembro de 2021 foi eleito presidente da Câmara Municipal da Guarda com o movimento independente PG – Pela Guarda, tomando posse a 16 de outubro.

Com um percurso consolidado e uma inquebrável ligação ao concelho, Sérgio Costa apresenta-se novamente como candidato à presidência da Câmara Municipal da Guarda, reafirmando o seu compromisso com o desenvolvimento do território e com a defesa intransigente dos interesses dos guardenses.

ANTÓNIO FERNANDES

António Carlos Saraiva Fernandes nasceu no Sabugal a 21 de outubro de 1975. Licenciado em Engenharia Agronómica – Ramo Florestal, integra, desde 1998, o quadro técnico superior da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), atualmente, com responsabilidades ao nível da operacionalização, gestão e coordenação da operação formativa da CAP na Região Centro.

É membro efetivo dos Conselhos Consultivos dos Centros de Formação Profissional do IEFP de Águeda, Aveiro, Coimbra, Leiria e Viseu, em representação da CAP.

Dirigente associativo há mais de 25 anos, assumiu vários cargos (Assembleia Geral e Direção). Atualmente e, desde 2014, é Presidente da Direção, da IPSS “Os Amigos de Arrifana” Liga de Solidariedade Social e Melhoramentos.

É Presidente da Junta de Freguesia de Arrifana desde 2017.

É Primeiro Secretário da Mesa da Assembleia Municipal da Guarda, membro efetivo do Conselho Municipal de Segurança da Comissão Municipal de Acompanhamento às Medidas de Combate aos Incêndios Florestais e representante das Freguesias do Concelho da Guarda no Congresso Nacional da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

CLÁUDIA GUEDES

Cláudia Guedes é natural da Guarda, cidade onde nasceu, cresceu, formou família e construiu o seu caminho de vida. Professora e mãe de dois filhos, também eles guardenses, tem mais de vinte e cinco anos dedicados à educação com a certeza de que ensinar é muito mais do que transmitir conhecimento: é inspirar, transformar e abrir horizontes.

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Coimbra e mestre em Formação Pessoal e Social pela Universidade da Beira Interior, iniciou em 1997 a sua carreira no Agrupamento de Escolas da Sé da Guarda, onde continua a lecionar Inglês e onde hoje coordena o Programa Escola Bilíngue.

Mas Cláudia Guedes é mais do que professora: é cidadã comprometida. Coautora dos podcasts Memórias do 25 de Abril na Guarda e Lugares da Memória, colaboradora da Rádio F e de outros meios de comunicação social na Guarda, deputada municipal desde 2021, integra a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Guarda (Comissão Alargada) e é dirigente da Associação PATRIMÓNIO.Guarda, dedicada à valorização do património cultural e ambiental. A sua vida é um diálogo constante entre educação, cultura, cidadania e serviço público.

A sua ligação à Guarda é profunda e inabalável. Acredita que esta cidade, tantas vezes apelidada de fria, tem no coração das suas gentes um calor feito de coragem, resiliência e vontade de construir futuro. É com esse espírito que Cláudia Guedes se move: olhar a sua terra com orgulho, servir a comunidade com dedicação e acreditar, todos os dias, que a educação é a chave para abrir caminhos e transformar a Guarda num lugar cada vez mais vivo, dinâmico, justo e humano.

RUI MELO

Rui Manuel da Costa Melo, natural de Infias, concelho de Fornos de Algodres, distrito da Guarda, é licenciado em Engenharia Florestal pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (1990-1995).

Iniciou a sua carreira académica como docente no ensino secundário e, posteriormente, no ensino superior, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Em 1995, integrou o Instituto de Financiamento e Apoio da Agricultura e Pescas, onde trabalhou na análise e controle de projetos de investimento florestal. Em 2009, exerceu funções de chefia na Direção

Regional de Agricultura e Pescas do Centro. Entre 2012 e 2017, integrou o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, como Diretor do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Centro. Em 2017, regressou à Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, e em 2022, iniciou funções na Câmara Municipal da Guarda como Chefe da Divisão de Ambiente. Desde novembro de 2023, ocupa o cargo de Vereador da Câmara Municipal da Guarda.

A experiência que acumulou ao longo dos anos na administração pública, no acompanhamento de projetos florestais e na gestão de políticas ambientais, aliada aos seus conhecimentos técnicos, faz de Rui Melo uma mais-valia fundamental a esta equipa.

VÍTOR ROQUE

Vitor Roque, 58 anos, natural da Guarda, é professor no Politécnico da Guarda desde 1995, onde tem dedicado a sua carreira ao ensino e à investigação nas áreas da inovação, turismo, comunicação e media sociais.

Doutorado em Ciências e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro, é também mestre em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e licenciado em Matemática/Informática.

Atualmente é Presidente do Conselho Científico da Escola Superior de Turismo e Hotelaria e Secretário do Conselho Geral do Politécnico da Guarda, tendo integrado ao longo dos anos vários órgãos do Politécnico, contribuindo ativamente para a sua valorização.

Foi membro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas da Sé da Guarda e integra a direção de uma Associação Cultural e Desportiva da cidade.

Trabalhos em prol da valorização da Guarda e da região foram distinguidos com dois prémios nacionais: o Prémio SOS Azulejo (Polícia Judiciária) pelo livro PAR – Património Azulejar Religioso na Diocese da Guarda e o Prémio de empreendedorismo turístico José Manuel Alves (Turismo Centro de Portugal).

Autor de livros e artigos científicos, tem participado em projetos nacionais e internacionais que promovem o turismo, a inovação e o desenvolvimento do interior do país.

Tem como hobbies a natação e o mototurismo, sendo um dos membros fundadores do Moto-Clube da Guarda.

CARLA GONÇALVES

Carla Sofia de Jesus Gonçalves, nascida a 7 de julho de 1978, natural da Guarda.

Licenciada em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, iniciou o percurso académico no Matadouro Beira Alta na Guarda tendo desenvolvido um estágio no âmbito de Parasitologia Animal.

Em 2003 desempenhou funções de Técnica de Controlo de Qualidade e Segurança Alimentar na Queijaria Artesanal Ilídio no concelho de Fornos de Algodres, distrito da Guarda. Em 2004 iniciou a sua carreira profissional na ACRIGUARDA – Associação de Criadores de Ruminantes e de Produtores Florestais do Concelho da Guarda, onde permanece até à presente data, desempenhando funções como Técnica responsável pelo sector da Agricultura Biológica e da Produção Integrada, no âmbito da assistência técnica, privilegiando a proximidade e o contato direto com os agricultores da Região.

Em parceria com a CAP – Confederação de Agricultores de Portugal, desempenhou funções de formadora nos cursos de Agricultura Biológica e Produção Integrada.

Com um profundo conhecimento do setor agrícola e um percurso profissional marcado pela dedicação ao desenvolvimento sustentável do território, Carla Gonçalves representa uma voz experiente, próxima e comprometida com os desafios e potencialidades do mundo rural.

MARIA JOÃO BALDO

Maria João Morgado Nabais Baldo, natural da Guarda, terminou o curso de Mestrado Integrado em Medicina em 2010 pela Faculdade de Medicina, da Universidade de Lisboa. Realizou a sua formação em Medicina Interna na ULS da Guarda, E.P.E. onde é especialista desde 2017. Foi médica da VMER.

É Mestre em Gestão de Unidades de Saúde pela Universidade da Beira Interior (2019), tendo obtido uma bolsa de Mérito. Desde 2020, é Assistente Convidada da UBI. É Investigadora em estudos multicêntricos. Publicou em revista nacional e internacional e apresentou, ao longo do seu internato e como especialista, diversos trabalhos em congressos nacionais e internacionais, participando também na organização de Congressos.

A sua forte ligação à comunidade, aliada a uma carreira marcada pelo rigor e competência fazem de Maria João Baldo uma mais-valia incontornável para esta lista de candidatos autárquicos. A sua visão humanista, experiência em saúde pública e compromisso com a excelência são garantias de um contributo sério, dedicado e transformador para o futuro do concelho.

MIGUEL PRATA

Miguel Prata, 35 anos, nascido na Guarda.

É mestre em Psicologia Social e das Organizações pelo ISPA – Instituto Universitário de Lisboa (2010-2016). Iniciou o seu percurso profissional em 2014 na área dos recursos humanos e consultoria, na multinacional Stanton Chase, onde desempenhou funções de headhunting e de desenvolvimento de competências e carreiras em empresas de diferentes setores, nomeadamente industrial, farmacêutico, automóvel e retalho.

Em 2016 integrou a empresa NextMove, no Porto, como consultor de recursos humanos. No ano seguinte, ingressou na empresa Matos & Prata, em Castelo Branco, onde assumiu funções de gestor de pós-venda automóvel. Tendo passado em 2018 a desempenhar também o cargo de Diretor de Polo BMW Motorrad, na Covilhã, onde coordenou equipas de vendas e pós-venda no setor das duas rodas.

Desde 2023 é coordenador de negócio na área de maquinaria industrial e movimentação de cargas da Matos & Prata S.A., exercendo igualmente funções como adjunto da administração.

A sua experiência diversificada, aliando competências técnicas, de gestão e de desenvolvimento humano traduzem-se num contributo sólido e comprometido para o projeto coletivo que esta lista representa, um projeto assente na valorização das pessoas, na proximidade e na promoção do desenvolvimento económico local.

SOFIA GOMES

Sofia Gomes, 20 anos, é natural da Guarda, cidade onde viveu e realizou os seus estudos até ao 12.º ano.

Ao longo do seu percurso, participou em diversas atividades que lhe transmitiram um forte espírito de comunidade, desde o Escutismo até às Jornadas Mundiais da Juventude de 2023, onde integrou a equipa organizadora do arciprestado da Guarda.

Aos 18 anos mudou-se para Lisboa para prosseguir os seus estudos em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão no ISEG. Paralelamente, tem participado ativamente em iniciativas de associativismo estudantil na capital.

A Sofia mantém uma forte ligação à Guarda, é aqui que estão as suas raízes, a sua família, os seus valores. É nela que depositamos a esperança no regresso de tantos jovens que, como ela, saem para estudar fora, mas que continuam a acreditar que o seu futuro pode, e deve, passar pela sua terra natal.

A presença de jovens como a Sofia na política é fundamental para garantir a renovação geracional, a inovação de ideias e a representação de novas perspetivas no debate público. A sua energia mostra-nos como as novas gerações têm muito a contribuir para uma sociedade mais justa, participativa e voltada para o futuro. Integrar jovens na vida política não é apenas uma aposta no amanhã, é uma necessidade do presente.

INÊS MONTEIRO

Inês Alexandra Neves Monteiro, natural da Guarda, desde jovem demonstrou uma paixão pelo desporto, especialmente pelo atletismo, área na qual viria a destacar-se a nível nacional e internacional.

Licenciada em professora Ensino Básico, variante Educação Física, desempenha, desde 2006, funções como Técnica Superior de Desporto.

A formação académica e a prática desportiva de alto rendimento sempre andaram de mãos dadas. Como atleta de alto rendimento na modalidade de Atletismo, Inês Monteiro construiu um percurso desportivo excecional. Somou inúmeras conquistas ao longo da sua carreira em competições Nacionais, Europeias e Mundiais, o que a consolidou como uma das mais prestigiadas atletas portuguesas da sua geração.

A sua dedicação, esforço e talento levaram-na ainda a representar Portugal ao mais alto nível, participando em dois Jogos Olímpicos, uma honra reservada a poucos atletas.

A história de Inês Monteiro é um exemplo de perseverança, trabalho e sucesso, tanto dentro como fora das pistas. É, sem dúvida, uma inspiração para todos aqueles que acreditam na força do trabalho árduo e na busca constante pela superação pessoal e profissional.

HELDER SEQUEIRA

Natural da Vela (Guarda), tem desenvolvido a sua atividade no âmbito do ensino, comunicação social, cultura e historiografia regional.

Possui o Mestrado em Museologia e Património Cultural, conferido pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; é Licenciado em História pela mesma Faculdade; tem o curso de Pós-Graduação em Direito da Comunicação, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e fez várias formações nas áreas do jornalismo e comunicação.

Ligado à rádio e ao jornalismo desde 1976 (quando entrou para a Rádio Altitude), é quadro superior do Politécnico da Guarda e tem publicados vários trabalhos na área da comunicação, património, história da saúde e toponímia.

Foi diretor da Casa da Cultura da Juventude da Guarda, Presidente do Conselho Geral da CulturGuarda, diretor dos jornais Notícias da Guarda, Guarda Press e Diário da Guarda, tendo também dirigido a Rádio Altitude, estação onde, desde 2007, é Provedor do Ouvinte.

É membro da Comissão Municipal de Toponímia da Guarda, desde novembro de 2013 e integrou até ao passado mês de junho o Departamento de Património, Cultura e Turismo da Diocese da Guarda.

A comunicação social, o património histórico, a cultura e a fotografia são áreas que continuam a merecer a sua atenção, no âmbito das quais está a ultimar novas publicações.

MARIA JOÃO LOPO DE CARVALHO

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1985), lecionou português e inglês no ensino publico e privado.

Enquanto assessora no Gabinete de Vereação da Educação Social do Município de Lisboa, foi responsável por diversos programas de solidariedade social.

Desde a década de 2000 que Maria João Lopo de Carvalho se dedica à escrita de romances e livros infantis percorrendo centenas de escolas e de bibliotecas de todo o país e junto da diáspora portuguesa​ (tem mais de 70 títulos de literatura infanto-junvenil publicados, inscritos no Plano Nacional de Leitura)​.

Manteve durante vários anos uma colaboração regular com várias revista, jornais e canais de televisão.

Estreou-se no romance histórico em 2011, desde então várias figuras de relevância histórica nacional têm sido alvo de estudo, pesquisa e escrita de Maria João Lopo de Carvalho, de entre estas obras salientamos a biografia de Lopo de Carvalho, “Lopo de Carvalho, o quanto dele se Guarda”, o seu bisavô médico, fundador do Sanatório Sousa Martins, na cidade da Guarda, lugar onde mantém «um grande sentido de pertença», em cuja casa de família, na aldeia de Pero Soares, que marcou a sua infânia e adolescência, continua a passar períodos de férias.

Assembleia Municipal

Freguesias